AMAF fez e participou do I Seminário Arborização Carioca!

A AMAF construiu, promoveu e participou do I Seminário Arborização Carioca, um produto de trabalho de associações e coletivos arboristas da cidade assim como de profissionais técnicos da arborização da Fundação Parques e Jardins e de outras entidades. Foram dois sábados seguidos, 15 e 22 de junho, na Nave do Conhecimento do Engenhão. Muito aprendizado e muita discussão sobre os problemas com que deparamos na arborização urbana: falta de árvores em algumas áreas da cidade, falta de integração entre os diferentes serviços que lidam com a arborização, falta de transparência dos manejos arbóreos, decréscimo progressivo da quantidade de profissionais para todo o trabalho que é necessário, fiscalização aquém do necessário, dentre muitos outros problemas.

Da esq p/ dir, Sidney Teixeira, Juliana Fernandes, Karolina Dunai, Luciane Mafra e Veronica Beck

A mesa de debate de Responsabilidade e Controle Social foi mediada pela nossa Associação, com a participação de Veronica Beck e Sidney Teixeira. Porém, ainda contamos com as participações da nossa diretora Juliana Fernandes, nossa associada Karolina Dunai e a nossa companheira do movimento “Rio Planta Eu Cuido Freguesia” Luciane Mafra.

Toda essa discussão foi no sentido propositivo! Diante de tantas dificuldades, o objetivo final foi alcançado com a produção coletiva de uma Carta Compromisso aos tomadores de decisão (Prefeitura, Fundação Parques e Jardins, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, candidatos a prefeito e vereadores, administradores de órgãos públicos e privados e outros). Carta abaixo.

Citamos as participações na promoção desse seminário, além da AMAF: Associação de Moradores e Amigos do Humaitá; Arboristas Tijuca, Círculo Laranja; Fundação Parques e Jardins; Grupo Ação Ecológica; Patativas; ITS; Muda Grajaú; Nosso Bairro Grajaú; ? ; Olaria Verde; Reflorestamento Urbano; Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU); Tijuca Verde; ?; Verde Leblon.

Abaixo pode ser lida a carta: