Ontem, 22/01/2018, recebemos do Superintendente de Jacarepaguá Sr. Flávio Caland, cópias dos documentos da Rio Águas e do Diretor de Obras e Conservação sobre o problema já crônico das enchentes na Francisca Sales. As cópias seguem abaixo:
Seguem os comentários dos moradores da Rua:
– Não se sabe como seria essa limpeza recorrente. Algumas pequenas coisas poderiam ajudar como talvez aumento de ralos e melhorando uns 2 que não recebem água por estarem mais altos. Entretanto, há certeza de que por mais manutenção que se faça, isso não resolverá o problema, pois existe uma bacia que acumula água. Nesta última enchente a Rua estava completamente limpa, pois a Comlurb tinha passado exatamente nesse dia.
No dia 16/01/2018 foi feito um chamado, através 1746 para colocação de remédio nos ralos para evitar dengue. O pedido foi fechado com solução.
Ontem, dia 22, 16hs uma nuvem de mosquitos foi vista saindo do ralo. Foi feita a tentativa de reclamar para ouvidoria por telefone e e depois de mais de 1 hora quando se conseguiu o contato começou a fase da espera até cair a ligação. Pela internet também foi difícil.
– Há um erro do nivelamento das galerias. Também provavelmente houve um afundamento de algumas galerias ou material ocasionando uma enorme obstrução. Será que a areia que obstrui as galerias tem como origem algum córrego ou vala que foi canalizado para a rede das galerias das águas pluviais?
– Em abril de 2016 também foi feita a limpeza das galerias e voltou tudo como se nada tivesse sido feito. Segue o link desse processo:
Por isso é válido que Rio Águas e a Diretoria de Obras e Conservação estudem o caso para evitar a repetição de erros.