Atualizado em 26/11/2018
Vale a pena assistir o vídeo abaixo sobre hortas urbanas e sem agrotóxico, uma experiência exitosa em Curitiba.
Publicado em 23/10/2018
Na reunião da AMAF realizada no domingo 21/10/2018 compareceram a Annelise Fernandez e o José Antonio Pereira (“Russo”) representando os que produzem e comercializam os produtos orgânicos na nossa Feira que funciona aos sábados na Praça Professora Camisão.
O objetivo era esclarecer à comunidade como é feito o controle e a certificação que garantem a origem e a qualidade dos produtos.
Segue o texto recebido da Annelise:
“A Feira Agroecológica da Freguesia (FAFRE) foi criada em 13 de agosto de 2013.
O decreto N° 38.142, de 4 de dezembro de 2013 oficializa sua criação.
A FAFRE faz parte do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas e sua coordenação é feita pela Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU), com assessoria técnica da Ong AS-PTA (Assessoria Técnica em Agricultura Familiar e Agroecologia).
Os agricultores para fazerem parte do Circuito, precisam adquirir o Certificado de Conformidade Orgânica, que atesta que suas práticas estão de acordo com os princípios de produção orgânica.
No caso da FAFRE, dois agricultores da Região Serrana são associados da AAT (Associação de Agroecologia de Teresópolis).
Os demais estão vinculados à Rede CAU. Em ambos os grupos, os agricultores obtêm a certificação orgânica pelo Sistema Participativo de Garantia (SPG), que consiste em uma agenda de visitas técnicas compartilhadas entre os agricultores, um técnico, consumidores, vizinhos, pesquisadores.
Nesta ocasião, o agricultor anfitrião apresenta seu plano de manejo, os presentes conhecem a propriedade, discutem os problemas e trocam conhecimento e preenchem o relatório de visita.
Em algumas visitas são realizados também mutirões de trabalho.
Posteriormente, há a sistematização dos dados e o envio para a emissão da certificação pela ABIO.
As visitas e emissão de certificados devem ser feitos anualmente.
A próxima reunião de SPG da Rede CAU será no dia 04 de novembro, com local a ser definido.
Fica o convite a qualquer interessado em participar. Basta fazer contato com os agricultores na Feira.”
Seguem dois Certificados como exemplo do que será afixado nas barraquinhas da Feira:
Mais sobre a Feira …