Integração tarifária metrô e ônibus para Freguesia e Jacarepaguá

Por que não há integração tarifária ônibus e metrô em toda a cidade?

Por que o morador da Jacarepaguá não pode ir à estação Jardim Oceânico e usar o metrô sem pagar muito mais por isso?

Por que outras linhas de ônibus não podem fazer a integração tarifária entre ônibus e metrô?

Recentemente, o Rio de Janeiro foi surpreendido com o fim do “Metrô de Superfície”, ao que a Prefeitura respondeu com a implantação de integrações tarifárias de linhas de ônibus específicas com as estações de metrô Antero de Quental e Botafogo (RESOLUÇÃO SMTR Nº 3757 DE 18 DE JULHO DE 2024).

Aproveitando essa política, provocamos o debate público com um antigo pedido dos moradores da Freguesia: uma efetiva integração entre linhas de ônibus e as estações de metrô Jardim Oceânico e Del Castilho. Essa é uma reivindicação que constantemente surge nas reuniões mensais da AMAF. Recentemente, enviamos um ofício para a Secretaria Municipal de Transportes solicitando a avaliação de integração tarifária para o bairro, de modo que os moradores possam usar o ônibus e o metrô sem ter de pagar duas passagens. Ele está em análise na Secretaria (processo MTR-CAP-2024/02072).

Atualmente, ao custo de R$ 8,25, pode-se fazer a integração ônibus da Linha 611 e metrô Del Castilho. Na demais integração, apenas ao custo de R$ 11,30 (R$ 4,30 do ônibus municipal e R$ 7,50 do metrô estadual)!

O ideal ainda é o metrô espalhado pela ciddade, e por isso continuaremos a cobrar do governador. Enquanto isso, pedimos atenção da Prefeitura do Rio para otimizar a locomoção dos moradores de Jacarepaguá por toda a cidade!