Paisagens naturais observadas a partir da Freguesia e arredores.

Matéria elaborada por Marilea Ferreira Melo

Os moradores da Freguesia e arredores têm o privilégio de ter uma das mais belas vistas do setor floresta da Tijuca do Parque Nacional da Tijuca-PNT.

O Parque foi criado através do Decreto N° 50.932 em 6 de julho de 1961 é patrimônio nacional tombado pelo IPHAN e foi declarado reserva da biosfera pela Unesco em 1991.

Na foto abaixo pode ser observado da esquerda para a direita os picos: Jorge Lossio, Tijuca Mirim, Tijuca, Magalhães Castro, Taunay e Bico do Papagaio.

Ainda aparecem a Pedra João Antônio, o Alto de Santiago, a ponta do Urubu, o morro da Cocanha e o morro da Taquara.

O Pico da Tijuca com 1021 m de altitude é o ponto mais alto de toda a floresta embora os morros mais próximos da vista pareçam mais alto. Interessante notar que o morro do Bananal, a Pedra das Morcegas, a Pedra de São Francisco e o morro do Quitite embora contíguos ao PNT não pertencem ao parque.

(Se você ver a imagem truncada, clique nela para a ver na integra)

A partir do Anil também pode se observar alguns pontos interessantes do PNT como na foto abaixo:

(Se você ver a imagem truncada, clique nela para a ver na integra)

A partir desta vista temos o morro do Quitite, o morro Mata-Cavalo e a Pedra do Urubu que não estão na área do parque.